Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Qua maio 17, 2023 10:57 am
O processo evoluído planeamento no futuro da aérea e ferroviária em concorrência, da mobilidade aérea vai a serem reduzida em distâncias entre de mil e ou três mil quilómetros, passará a serem mobilidade ferroviária, para a redução de emissão dos gases de efeitos da estufa e em exemplos de París à Sines e Madrid à Berlim na ferroviária de AV (Alta Velocidade) será ampliada.
Esse processo visa reduzir a poluição, resultante principalmente da mobilidade aérea, que é uma das principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa. A mobilidade ferroviária, por sua vez, apresenta um menor impacto ambiental, já que suas emissões são significativamente menores em comparação com a mobilidade aérea.
Além disso, a ampliação da ferrovia de alta velocidade irá proporcionar uma mobilidade mais rápida e eficiente, permitindo que as pessoas se desloquem entre essas distâncias com maior facilidade e rapidez, o que certamente contribuirá para aumentar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar o comércio e o turismo.
Essa mudança gradual, que se inicia com o planeamento e a ampliação da ferrovia de alta velocidade, representa um importante passo em direção à sustentabilidade, tornando-se cada vez mais urgente diante dos desafios ambientais globais que enfrentamos hoje.
Esse processo visa reduzir a poluição, resultante principalmente da mobilidade aérea, que é uma das principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa. A mobilidade ferroviária, por sua vez, apresenta um menor impacto ambiental, já que suas emissões são significativamente menores em comparação com a mobilidade aérea.
Além disso, a ampliação da ferrovia de alta velocidade irá proporcionar uma mobilidade mais rápida e eficiente, permitindo que as pessoas se desloquem entre essas distâncias com maior facilidade e rapidez, o que certamente contribuirá para aumentar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar o comércio e o turismo.
Essa mudança gradual, que se inicia com o planeamento e a ampliação da ferrovia de alta velocidade, representa um importante passo em direção à sustentabilidade, tornando-se cada vez mais urgente diante dos desafios ambientais globais que enfrentamos hoje.
Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Qua maio 17, 2023 10:48 am
As diferenças da infraestrutura de troço ferroviário para a AV e VE, nas diferentes situações do tipo comboio de segurança e velocidade da circulação de comboio, o troço duplicado e outros sistema de segurança para a diferença da velocidade e nas diferença da bitola ibérica e europeia:
A infraestrutura de troço ferroviário para a Alta Velocidade (AV) e a Velocidade Elevada (VE) é significativamente diferente em comparação à infraestrutura de linha de comboio convencional. A principal diferença está relacionada à técnica utilizada na construção da linha, que é adaptada para suportar as altas velocidades dos comboios.
A infraestrutura da linha de comboio de alta velocidade é mais sofisticada, com uma maior ênfase no controlo máximo de velocidade e a eliminação de oscilações. A linha de comboio também é geralmente mais direta, com curvas mais suaves que permitem aos comboios manter altas velocidades. As linhas de AV e VE costumam ser construídas com troços exclusivos, sem cruzamentos de nível nem intersecções com outras linhas de comboio ou tráfego rodoviário.
Em termos de velocidade de circulação dos comboios, ambos os sistemas permitem velocidades maiores do que as linhas de comboio convencionais. No entanto, a VE é geralmente definida como linhas de comboio com velocidades de até 250 km/h, enquanto a AV é utilizada para linhas com velocidades superiores a 250 km/h.
O sistema de segurança da linha de comboio também é diferente na AV e VE em comparação à linha de comboio convencional. Estes sistemas incluem sinais de televisão, dispositivos de regulação de velocidade, sistemas de alerta automático e sistemas de travagem automática.
O troço duplicado na infraestrutura de linha de comboio AV e VE é semelhante ao sistema de via dupla utilizado na linha de comboio convencional. No entanto, as linhas de AV e VE têm troços exclusivos, onde não há cruzamentos de nível nem intersecções com outras linhas de comboio ou tráfego rodoviário.
Finalmente, as diferenças na bitola entre a bitola ibérica (1658 mm) e a bitola europeia (1435 mm) só permitem a operação de comboios nas suas respectivas linhas. As linhas de bitola ibérica não permitem a operação de comboios com bitola europeia e vice-versa. No entanto, existem sistemas de mudança de bitola utilizados em alguns troços ferroviários para permitir que os comboios passem de uma bitola para outra.
A infraestrutura de troço ferroviário para a Alta Velocidade (AV) e a Velocidade Elevada (VE) é significativamente diferente em comparação à infraestrutura de linha de comboio convencional. A principal diferença está relacionada à técnica utilizada na construção da linha, que é adaptada para suportar as altas velocidades dos comboios.
A infraestrutura da linha de comboio de alta velocidade é mais sofisticada, com uma maior ênfase no controlo máximo de velocidade e a eliminação de oscilações. A linha de comboio também é geralmente mais direta, com curvas mais suaves que permitem aos comboios manter altas velocidades. As linhas de AV e VE costumam ser construídas com troços exclusivos, sem cruzamentos de nível nem intersecções com outras linhas de comboio ou tráfego rodoviário.
Em termos de velocidade de circulação dos comboios, ambos os sistemas permitem velocidades maiores do que as linhas de comboio convencionais. No entanto, a VE é geralmente definida como linhas de comboio com velocidades de até 250 km/h, enquanto a AV é utilizada para linhas com velocidades superiores a 250 km/h.
O sistema de segurança da linha de comboio também é diferente na AV e VE em comparação à linha de comboio convencional. Estes sistemas incluem sinais de televisão, dispositivos de regulação de velocidade, sistemas de alerta automático e sistemas de travagem automática.
O troço duplicado na infraestrutura de linha de comboio AV e VE é semelhante ao sistema de via dupla utilizado na linha de comboio convencional. No entanto, as linhas de AV e VE têm troços exclusivos, onde não há cruzamentos de nível nem intersecções com outras linhas de comboio ou tráfego rodoviário.
Finalmente, as diferenças na bitola entre a bitola ibérica (1658 mm) e a bitola europeia (1435 mm) só permitem a operação de comboios nas suas respectivas linhas. As linhas de bitola ibérica não permitem a operação de comboios com bitola europeia e vice-versa. No entanto, existem sistemas de mudança de bitola utilizados em alguns troços ferroviários para permitir que os comboios passem de uma bitola para outra.
Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Qui Abr 06, 2023 6:53 pm
Corredor Internacional Sul derrapa para 2025
O Corredor Internacional Sul arrisca chegar à fronteira apenas em 2025 e, com isso, perder fundos comunitários.
A notícia é avançada pelo “Jornal de Negócios” e reporta exclusivamente à Linha de Évora, o troço do Corredor Internacional Sul entre Évora e Elvas, construído de raiz e apresentado pelo Governo como o maior investimento ferroviário dos últimos 100 anos.
Acontece que as obras estão atrasadas. De tal forma que o consórcio Mota - Engil / Teixeira Duarte, que terá a seu cargo a empreitada de via e catenária em todo o troço, num prazo de 935 dias (cerca de dois anos e meio), ainda mal começou os trabalhos.
Fonte do consórcio, citada pelo “Negócios”, justifica com os atrasos na entrega da plataforma pelos consórcios que ganharam dois dos quatro lotes em que foi distribuída a empreitada: o agrupamento da Comsa, Fergrupo e Constructora San José, no caso do Évora Norte – Freixo, e o consórcio da Sacyr no caso do Alandroal - Elvas. Os dois restantes lotes (Évora – Évora Norte e Freixo – Alandroal) ficaram a cargo da Mota - Engil / Teixeira Duarte e da Mota-Engil e já estarão concluídos.
O caso do lote Évora Norte – Freixo será o mais dramático, pois aí o atraso já atinge os 15 meses relativamente ao cronograma inicial.
O Corredor Internacional Sul é a obra maior do Ferrovia 2020, programa de investimentos que deveria ficar concluído até ao final do ano corrente para não arriscar perder o co-financiamento comunitário. Pelo andar da carruagem, a obra só ficará pronta em 2025.
06/04/2023
Transportes & Negócios
O Corredor Internacional Sul arrisca chegar à fronteira apenas em 2025 e, com isso, perder fundos comunitários.
A notícia é avançada pelo “Jornal de Negócios” e reporta exclusivamente à Linha de Évora, o troço do Corredor Internacional Sul entre Évora e Elvas, construído de raiz e apresentado pelo Governo como o maior investimento ferroviário dos últimos 100 anos.
Acontece que as obras estão atrasadas. De tal forma que o consórcio Mota - Engil / Teixeira Duarte, que terá a seu cargo a empreitada de via e catenária em todo o troço, num prazo de 935 dias (cerca de dois anos e meio), ainda mal começou os trabalhos.
Fonte do consórcio, citada pelo “Negócios”, justifica com os atrasos na entrega da plataforma pelos consórcios que ganharam dois dos quatro lotes em que foi distribuída a empreitada: o agrupamento da Comsa, Fergrupo e Constructora San José, no caso do Évora Norte – Freixo, e o consórcio da Sacyr no caso do Alandroal - Elvas. Os dois restantes lotes (Évora – Évora Norte e Freixo – Alandroal) ficaram a cargo da Mota - Engil / Teixeira Duarte e da Mota-Engil e já estarão concluídos.
O caso do lote Évora Norte – Freixo será o mais dramático, pois aí o atraso já atinge os 15 meses relativamente ao cronograma inicial.
O Corredor Internacional Sul é a obra maior do Ferrovia 2020, programa de investimentos que deveria ficar concluído até ao final do ano corrente para não arriscar perder o co-financiamento comunitário. Pelo andar da carruagem, a obra só ficará pronta em 2025.
06/04/2023
Transportes & Negócios
Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Seg Abr 03, 2023 11:05 am
A lista de chegada da linha ferroviária de Alta Velocidade de passageiros em 2030 e na previsão do Governamental:
- Lisboa (Linha de Norte "Vigo" e do Alentejo "Madrid")
- Setúbal (?)
- Sines (?)
- Leiria (Linha de Norte)
- Évora (Linha do Alentejo)
- Coimbra B (Linha de Norte)
- Aveiro (Linha de Norte)
- Porto (Linha de Norte)
- Viana do Castelo (Linha do Norte)
A lista de chegada da linha ferroviária de Alta Velocidade de passageiros em 2050 e na previsão do Governamental:
- Braga
- Vila Real
- Bragança
- Viseu
- Guarda
- Figueira da Foz
- Castelo Branco
- Santarém
- Portalegre
- Setúbal (?)
- Sines (?)
- Beja
- Faro
- Lisboa (Linha de Norte "Vigo" e do Alentejo "Madrid")
- Setúbal (?)
- Sines (?)
- Leiria (Linha de Norte)
- Évora (Linha do Alentejo)
- Coimbra B (Linha de Norte)
- Aveiro (Linha de Norte)
- Porto (Linha de Norte)
- Viana do Castelo (Linha do Norte)
A lista de chegada da linha ferroviária de Alta Velocidade de passageiros em 2050 e na previsão do Governamental:
- Braga
- Vila Real
- Bragança
- Viseu
- Guarda
- Figueira da Foz
- Castelo Branco
- Santarém
- Portalegre
- Setúbal (?)
- Sines (?)
- Beja
- Faro
Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Sáb Ago 27, 2022 2:19 pm
Não poderemos a considerará as duas suspensões ferroviárias de passageiros nos dois grande centros portuários para a uso de mercadorias, a diferença entre a deles, o grande centro portuário de Leça Palmeira e Leixões, a pouca importância da suspensão ferroviária de passageiros para as populações, a suspensão de dez quilómetros, a população está a servida com os transportes coletivos urbanos de zona metropolitana de Porto e está na área metropolitana do Porto, o grande centro portuário de Sines, a grande importância da suspensão ferroviária de passageiros para as populações, a suspensão de seis dezenas quilómetros, a agravamento os maus serviços de transportes coletivos regionais na rodoviária e interface ferrovia da linha do Sul entre a Faro e Lisboa e está a fora da Região Metropolitana de Lisboa e em uma distância de uma centena e cinco dezenas quilómetros e a sede distrital de Setúbal na Região Metropolitana de Lisboa e em distância de uma centena e uma dezena quilómetros.
Re: Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Ter Nov 30, 2021 10:26 pm
A escassez de alternativas ferroviárias terá, irremediavelmente, consequências na própria localização das empresas. «As limitações de viagens de avião abaixo dos 800 quilómetros vão determinar que muitas das sedes que estão em Portugal mudem para cidades como Madrid, porque não há um transporte de passageiros competente. Não posso demorar cinco ou seis horas do leste para o centro da Europa e depois demorar um dia de Madrid para Lisboa», explicou José Couto, em entrevista ao ‘Dinheiro Vivo’. Lidando com margens de negócio cada vez mais reduzidas para manter a competitividade, a indústria depara-se, agora, com uma turbulência que coloca em perigo os cerca de 60 mil postos de trabalho.
https://revistacargo.pt/industria-automovel-desespera-por-solucoes-ferroviarias-para-preservar-competitividade/
https://revistacargo.pt/industria-automovel-desespera-por-solucoes-ferroviarias-para-preservar-competitividade/
Rede Ferroviária Nacional de Portugal
Sex Nov 19, 2021 1:24 am
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